COMO ACABAR COM O VOLUME DO CABELO E O FRIZZ

20-09-2012 13:23

 

 

Os 10 Mandamentos do Cabelo Sem Volume

NINGUÉM FICA SATISFEITA COM ISSO NÉ?

1) as de cabelo liso querem enrolar o cabelo;
2) as de cabelo enrolado querem alisar;
3) as com cabelo murcho querem volume e…
4) as de cabelo armado querem se livrar dele!

OS 10 MANDAMENTOS DO CABELO SEM VOLUME

1) HIDRATAR SEMPRE
Fios secos ficam sem forma e arrepiam com facilidade. Faça hidratação (pode ser em casa mesmo) uma vez por semana.

2) CORTAR em camadas
Peça ao cabeleireiro um corte degradê em camadas, que dribla o volume tanto de cabelos lisos como ondulados. Assim, as mechas vão encaixar umas nas outras e disfarçar o volume. Mantenha o corte: fios disformes e com pontas duplas são volume na certa.

3) NÃO DESFIAR com navalha
Ao invés de diminuir o volume, desfiar com navalha pode acabar é arrepiando os fios e piorando o problema. Peça pro cabeleireiro usar a tesoura.

4) NÃO PENTEAR seus cachos
É, penteie o cabelo só quando lavar, debaixo do banho, usando os dedos. No máximo, quando estiver molhado, use um pente de dentes bem largos. É que pentear desfaz os cachos grandes em vários cachos pequenininhos, que, além de sem forma, quadruplicam o volume.

5) USAR LEAVE-IN
Existem milhares de produtos assim no mercado. Eles mantém o cabelo hidratado, protegem do frizz, controlam o volume e ativam os cachos dos cabelos enrolados. Mas passe só um pouquinho, do meio dos fios pra baixo, pra não deixar o cabelo emplastado.

6) APRENDER A FAZER ESCOVA
Se você realmente abomina qualquer volume, opte pelo cabelo liso e aprenda a fazer escova:
- passe um fluido para escova e seque os cabelos até eles ficarem levemente úmidos;
- divida em mechas e lembre-se de puxar os fios para baixo, nunca para cima;
- o bico do secador também tem que ser apontado pra baixo;
- finalize com um jato de ar frio, para selar os fios, e duas ou três gotinhas de reparador de pontas.
Chapinha é uma boa alternativa, mas sozinha não funciona bem em cabelos muito crespos. Ótima para colocar a franja no seu devido lugar.

7) ARRISCAR PENTEADOS
Existem vários deles que ajudam a disfarçar o volume e usá-lo a seu favor. Coques e tranças estão super na moda! Outra opção é a que o cabeleireiro Sandro Cassolari, do salão L’Autre Femme, em São Paulo, ensina:
- passe um leave-in anti-frizz no cabelo
- divida o cabelo em mechas e torça rolinhos, como se fosse um dread
- enrole uma mecha para a frente e outra para trás e espere secar
Funciona bem em cabelo ondulado: fica lindo e sem volume!

8 ) TER GRAMPOS sempre à mão
Eles fazem milagres por você! Dá pra fazer coque, torcer mechas da franja e prender atrás… aliás, acessórios de cabelo são seus melhores amigos e estão com tudo: presilhas, faixinhas, tiaras… eles não só enfeitam como disfarçam o volume.

9) EVITAR TINGIR
Não adianta: tingir o cabelo sempre resseca, e ressecamento é o pior inimigo dos cabelos volumosos.Quanto menos química, melhor. Principalmente se você quiser fazer escova progressiva.

10) ESCOLHER UM TRATAMENTO adequado pro seu cabelo
Quem se incomoda com aquela situação indefinida dos fios (nem cacheado, nem liso) pode optar por um relaxamento. Existem produtos fracos, que não ressecam o cabelo e só alongam os fios, deixando um aspecto bem natural. Se o seu cabelo for bem crespo, você pode também fazer uma escova progressiva ou definitiva.

Mas olha, a minha opinião é a seguinte: assuma seu cabelo. No fim das contas, ele sempre acaba sendo o que mais combina com você. Se seu cabelo é afro, não queira ter o cabelo da Gisele Bündchen. Se você tem pele morena, não adianta querer virar ruiva. Não combina, você acaba se frustrando. O que cada uma tem que fazer é cuidar bem dos cabelos, ter um bom corte, ter uma rotina de cuidados. Beleza natural tá sempre em alta

COMO ACABAR DE VEZ COM O FRIZZ

 

Parece uma missão impossível abaixar os fiozinhos arrepiados, mas é até fácil: mantenha o cabelo sempre hidratado. Isso é meio caminho andado para o efeito arrepiado não vir à tona, já que ele é resultado de cabelos quebradiços e ressecados em contato com a umidade.

Fotos: Thinkstock

Corre pro salão!

Tratamentos como hidratação, escova nutritiva e cauterização são boas opções. Se puder, escolha um e faça uma vez por mês. Cada tratamento custa, em média, R$ 100.

Patrulha de casa

Na hora de escolher os seus produtos, procure por linhas antifrizz e hidratantes. Complemente com defrizantes e protetores térmicos. Ainda mais se você não vive sem secador e chapinha. Eles evitam o frizz e ainda deixam o liso perfeito. As cacheadas devem ter um ativador de cachos para defini-los.

Pare agora!

1. De usar produtos com álcool ou pH alcalino, como os xampus antirresíduos.

2. De sair de casa com o cabelo úmido. Seque com a toalha delicadamente.

3. De não passar um protetor térmico, já que o calor desgasta a cutícula e os fios quebram e arrepiam.

Foto: Thinkstock

No truque: leave in + água

Dá para ter cachos definidos e sem frizz! Misture a quantidade equivalente a uma moeda de 1 real de creme para pentear com 300 ml de água e borrife com a mistura os fios úmidos. Funciona! É prático e evita que o cabelo fique pesado.

Frizz no frio

O tempo frio agride o cabelo e abre as cutículas do cabelo, que fica áspero e com frizz. Para reverter isso, use máscaras que tenham pantenol, aloe vera, ceramidas ou silicones na fórmula, uma vez por semana, durante o banho, durante cinco minutos.

Invista também em xampus e condicionadores à base de queratina, que fortalece os fios quebradiços, e não deixe de usar um silicone nas pontas, que, além de baixar os fios rebeldes, forma uma camada de proteção. O famoso óleo de argan também é uma boa opção!

Ferramenta certa

Medidas simples ajudam a driblar o arrepiado dos fios, ainda mais se o seu cabelo é tingido e fragilizado. Invista em escovas com cerdas naturais ou de náilon e em secadores com íons. Tem cachos? Use sempre o difusor!